terça-feira, 10 de março de 2009

1° Atividade



Twitter como referência jornalística?
A rede social se fortalece cada vez mais a informação


O Twitter é mais uma rede social que se atrai profissionais, estudantes e jovens. As pessoas especializadas em comunicação hoje em dia veem o site mais acessado como referência jornalística por encontrarem o espaço de que os profissionais possam noticiar de forma rápida. A baleia – a mascote da rede social mais atraída – foi surgida em 2006. É uma nova dor de cabeça para blog e jornal, afirma como mais um concorrente por meio da imprensa. Desde isso, os grandes veículos de comunicação como o site de cinema em cena que exiba informações relacionadas ao cinema passam a aliar-se ao Twitter para se enriquecer a quantidade de leitores.

Já que a nova filosofia de informação salva milhões de vidas de leitores do tempo porque a boa parte de pessoas consegue dividir a leitura e o compromisso com o mesmo tempo, pois o Twitter oferece a forma rápida de entendimento em relação às notícias. É um dos deuses de informações, diz o blog nordestino.


Fernanda da Costa
Morales, formada em Publicidade e Propaganda pela UCPel e é a coordenadora da Agente que é uma continuação da Agexco que era a agência experimental de comunicação onde existia o nucleo de PP, Jornal e RP. O curioso é que a coordenadora confessou que começou a acessar o twitter há uma semana após receber os resultados positivos a respeito disto. Para ela, ele como referência jornalística sim, pois por mais curtas que sejam as notícias, os links te direcionam para sites que ajudam a aprofundar os temas. "Estou aprendendo aos poucos, a idéia é que eu e a equipe vamos colocar a agente no twitter para garantir o reconhecimento do papel empresarial na vida virtual", previu a Fernanda.



















2º Fixação: Exemplos das 3 fazes do JOL, explicar porque é de cada fase.(Características e implicações do jornalismo na web - Luciana Mirlniczuk)































1- Fase Transpositiva: É uma estratégia de comunicação que reproduz as matérias que foram publicadas na revista da Feneis (Federação Nacional da Educação e Integração dos Surdos) em conteúdo impresso para a internet. Conforme o exemplo da capa exposto, pelo menos clica a imagem para ampliar. Em seguida clica o link exibido para apreciar os conteúdos.












































http://www.feneis.org.br/arquivos/revistafeneis/Revista28.pdf

































2. Fase Metafóra:
Quando, mesmo ‘atrelado’ ao modelo do jornal impresso, os produtos começam a apresentar experiências na tentativa de explorar as caraterísticas oferecidas pela rede. O claro exemplo é a Zero Hora, grande jornal do Rio Grande do Sul.


































http://www.zerohora.com/







3. Fase web jornalismo: É um conteúdo, bem diferentemente das outras fases acima, não que fale-se o que o mesmo conteúdo impresso fala exatamente. O exemplo do site da Carta Capital, digitalmente, as informações porém não exatamente que foram publicadas na revista impressa. Bem que segue a capa da Carta Capital exposta por aqui.









http://www.cartacapital.com.br/



















Nenhum comentário:

Postar um comentário