terça-feira, 17 de março de 2009

Tipos de jornalismo

Tom Wolfe: Novo Truman Capote? (texto opinativo)

O norte-americano escritor passa a ser grande questão jornalística

O escritor americano Tom Wolf, de 78 anos é o grande olhar jornalístico no instante exato. Chegou a ser apontado como o novo Truman Capote - que morreu por complicações causadas pelo alcoolismo. Os livros escritos como "A fogueira das vaidades", "Eu sou Charlotte Simmons" por próprio Wolfe que fazem muito sucesso. A escrita dele é muito afiada e capaz de hipnotizar os leitores. É um jornalista que mantém o estilo de usar 2 linguagens - jornalística e literária - em suas obras-primas e segue na linha linguística do Capote. A grande diferença entre o Capote e o Wolfe é o cotidiano porque o ícone do livro A Sangue Frio era alcoolatra e viciado em drogas. As vivências do Wolfe é como as dos outros personagens vivos em esfera jornalística.

Afinal, quem disse que não curte a reportagem literária? Acho essencialmente a leitura diferenciada no meio dos jornais porque torna os leitores mais informados por terem alimentado a sopa de jornalismo e literatura. Mesmo que eu tenha poucas oportunidades de ler algo sobre a respeito do Grande Capote, entretanto, pelo que percebi, é realmente um jornalista como ele consegue atiçar de forma suposta aos olhos do leitor.

A partir das obras-primas do Tom Wolfe, nós futuros jornalistas, precisamos saborear a sorvete wolfiana. É uma vitamina contra a condição positivisma - digo, quem não possui o direito de expressão da liberdade. O encontro e o re-encontro com as leituras do jornalista americano com o coração acelerado são uma prática soberba.
No fronteiras do pensamento o norte-americano Tom Wolfe estará - após a sua confirmação - dando uma palestra, no dia 16 de novembro deste ano, na UFRGS. É necessário assegurar a sua passagem através do site www.fronteirasdopensamento.com.br

Tom Wolfe em Porto Alegre-RS (texto informativo)

A presença de escritor norte-americano é a principal atração eventual

Agora é tudo concreto: O jornalista e escritor norte-americano Tom Wolfe dará uma palestra em dia 16 de novembro deste ano no Fronteiras do Pensamento, sediado na UFRGS em Porto Alegre-RS. Ele irá falar sobre a importância do novo jornalismo.
Mas o que é Fronteiras do Pensamento? A cultura é uma forma de civilidade. O gosto pelas idéias, o encantamento da arte, a ausência do preconceito. Este é o sentido do Fronteiras do Pensamento. Um encontro de pessoas para ouvir e refletir sobre a criação artística e sobre os modelos estéticos que moldaram nossa forma de ver o mundo, nisto que chamamos de contemporaneidade. As informações sobre a identificação do evento são do
site da atividade eventual.
Talvez o instante de ver o escritor norte-americano ao vivo seja a última oportunidade para os apreciadores brasileiros aproveitarem.


Ele foi um dos fundadores do novo jornalismo

Todas as pessoas sabem que a grande característica do novo jornalismo é o abandono das regras conceituais do jornalismo. Caracteristicamente pelo teor literário dos textos, a reportagem ganha artifícios de ficção sem fugir dos aspectos jornalísticos.


A ausência de regras formais é tão forte que Wolfe costuma fazer uso constante de onomatopeias em seus textos acompanhadas de diversos pontos de exclamação.A partir deste tipo de trabalho Tom Wolfe se tornou uma das figuras mais importantes do jornalismo literário.


Em 1973 publicou o livro The new Journalism que juntou os trabalhos de diversos jornalistas que seguiam as regras (ou a ausência delas) do Novo Jornalismo.



quinta-feira, 12 de março de 2009

Por que Atividades Complementares?

A proposta acadêmica vira costume para os recém chegados





Cumprir as atividades complementares é uma obrigação acadêmica para todos os estudantes para que se formem. É um fato comum assim como todas as universidades usam esta proposta em relação a grade curricular.

Segundo Jairo Sangüiné, se o acadêmico não consegue cumprir suas atividades complementares significa que não vai se formar.

O modo de somar atividades complementares é a produtividade de estágio, participação em congressos e outros compromissos acadêmicos que estejam relacionados a cujo curso.

Segue a apresentação elaborada pelo prof Francisco Rodrigues para entender melhor:

ACG_Apresentacao

terça-feira, 10 de março de 2009

1° Atividade



Twitter como referência jornalística?
A rede social se fortalece cada vez mais a informação


O Twitter é mais uma rede social que se atrai profissionais, estudantes e jovens. As pessoas especializadas em comunicação hoje em dia veem o site mais acessado como referência jornalística por encontrarem o espaço de que os profissionais possam noticiar de forma rápida. A baleia – a mascote da rede social mais atraída – foi surgida em 2006. É uma nova dor de cabeça para blog e jornal, afirma como mais um concorrente por meio da imprensa. Desde isso, os grandes veículos de comunicação como o site de cinema em cena que exiba informações relacionadas ao cinema passam a aliar-se ao Twitter para se enriquecer a quantidade de leitores.

Já que a nova filosofia de informação salva milhões de vidas de leitores do tempo porque a boa parte de pessoas consegue dividir a leitura e o compromisso com o mesmo tempo, pois o Twitter oferece a forma rápida de entendimento em relação às notícias. É um dos deuses de informações, diz o blog nordestino.


Fernanda da Costa
Morales, formada em Publicidade e Propaganda pela UCPel e é a coordenadora da Agente que é uma continuação da Agexco que era a agência experimental de comunicação onde existia o nucleo de PP, Jornal e RP. O curioso é que a coordenadora confessou que começou a acessar o twitter há uma semana após receber os resultados positivos a respeito disto. Para ela, ele como referência jornalística sim, pois por mais curtas que sejam as notícias, os links te direcionam para sites que ajudam a aprofundar os temas. "Estou aprendendo aos poucos, a idéia é que eu e a equipe vamos colocar a agente no twitter para garantir o reconhecimento do papel empresarial na vida virtual", previu a Fernanda.



















2º Fixação: Exemplos das 3 fazes do JOL, explicar porque é de cada fase.(Características e implicações do jornalismo na web - Luciana Mirlniczuk)































1- Fase Transpositiva: É uma estratégia de comunicação que reproduz as matérias que foram publicadas na revista da Feneis (Federação Nacional da Educação e Integração dos Surdos) em conteúdo impresso para a internet. Conforme o exemplo da capa exposto, pelo menos clica a imagem para ampliar. Em seguida clica o link exibido para apreciar os conteúdos.












































http://www.feneis.org.br/arquivos/revistafeneis/Revista28.pdf

































2. Fase Metafóra:
Quando, mesmo ‘atrelado’ ao modelo do jornal impresso, os produtos começam a apresentar experiências na tentativa de explorar as caraterísticas oferecidas pela rede. O claro exemplo é a Zero Hora, grande jornal do Rio Grande do Sul.


































http://www.zerohora.com/







3. Fase web jornalismo: É um conteúdo, bem diferentemente das outras fases acima, não que fale-se o que o mesmo conteúdo impresso fala exatamente. O exemplo do site da Carta Capital, digitalmente, as informações porém não exatamente que foram publicadas na revista impressa. Bem que segue a capa da Carta Capital exposta por aqui.









http://www.cartacapital.com.br/